41º. Campeonatdo Mundial de Hóquei sobre Patins – Brasil se classifica com grandes atuações.

 

A seleção brasileira de hóquei sobre patins classificou-se em segundo lugar em sua chave no 41º. Campeonato mundial da modalidade, que se disputa pela primeira vez me território africano, nas cidades de Luanda e Namibe – ambas em Angola.

Com esta classificação o Brasil passa às quartas-de-final do mundial quando cruzará com a seleção argentina, amanhã dia 26.

O grupo do Brasil teve ainda as seleções da Austria ( BRA 9 x 0 AUT), Suiça (BRA 4x 2 SUI) e Espanha (ESP 5 x 3 BRA).

A Espanha é a maior detentora de títulos mundiais (15) e a grande favorita a ganhar seu quinto campeonato mundial consecutivo.

No jogo que definiu a classificação de seu grupo, o Brasil esteve ganhando desde o primeiro tempo por 3×2 mas nos últimos cinco minutos sofreu a virada espanhola, que fez valer seu favoritismo no que está sendo considerado até agora o melhor embate desta edição do campeonato mundial. O Brasil ainda por cima jogou com apenas 9 atletas pois o titular Alan Fernandes está se recuperando de uma torção no joelho, sofrida na partida contra a Suiça e deverá retornar contra a Argentina.

O Brasil já garantiu sua permanencia na elite do hóquei mundial, continuando entre os 8 prinicpais paises que disputam a modalidade.

A grande surpresa ocorreu com a seleção de Angola, franca favorita a passar às quartas de final mas que esbarrou nas seleções do Chile (ANG 1 x 1 CHI) e depois o Chile ganhou por 3×1. Angola teria então de ganhar à Portugal – outro eterno favorito ao título – mas perdeu por 1×5 e agora já se locomoveu ao Namibe (900 kms ao sul de Luanda) para disputar as últimas colocações.