Nova presidência e conselhos tomam posse em Assembleia marcada pela inédita votação da Comissão de Atletas.
A Confederação Skate Brasil (CSB) realizou, no dia 10 de maio de 2025, sua Assembleia Geral Ordinária para eleger a nova Presidência, além dos Conselhos Fiscal, de Ética e de Administração. Em uma eleição histórica, marcada pela primeira disputa entre chapas e pela inédita participação da Comissão de Atletas no processo, a chapa liderada pelo administrador João Vicente Scarpin e Alexandre Guilardi saiu vitoriosa, conquistando a maioria dos votos das federações estaduais e ampla vantagem entre os representantes dos atletas.
A CSB, responsável por promover, dirigir, difundir, supervisionar, coordenar, controlar e fiscalizar a prática de todos os esportes sobre rodas regidos internacionalmente pela World Skate, abrange modalidades como hóquei sobre patins tradicional e Inline, patinação artística, patinação de velocidade, skateboarding, roller freestyle, roller derby, scootering, Inline Freestyle, entre outras, incluindo suas vertentes paradesportivas.
Participaram da eleição as entidades estaduais filiadas há pelo menos dois anos e em dia com suas obrigações, além dos atletas representantes das modalidades, por meio da Comissão de Atletas. Conforme o estatuto, os votos das federações representaram 66,66% do total, enquanto a Comissão de Atletas respondeu por 33,33% dos votos.
O processo eleitoral foi conduzido de acordo com as normas estatutárias, com convocação antecipada da assembleia, registro de chapas e cumprimento rigoroso dos prazos. Esta foi a primeira vez que houve disputa entre duas chapas, refletindo o amadurecimento democrático da entidade.
As eleições são realizadas de forma programada, conforme o estatuto da CSB, e a nova gestão terá mandato de quatro anos para cumprir as propostas de campanha e executar as finalidades estatutárias da Confederação.
Gestão e evolução como foco da nova presidência.
Para o presidente eleito, João Vicente Scarpin, o resultado das eleições demonstra o desejo das entidades que compõem a Confederação por amadurecimento e evolução baseada em gestão. “Há muito trabalho ainda pela frente em termos de melhorias de processo, mecanismos de governança e transparência, capacitação dos gestores estaduais e a busca da captação de recursos para apoio às modalidades. Também não devemos perder o foco de todo o trabalho que foi realizado até o momento e a necessidade de continuidade das ações junto ao Comitê Brasileiro de Clubes, ao Comitê Olímpico Brasileiro e também junto à World Skate”, destacou Scarpin.
Mini Biografia.
O Presidente da CSB João Vicente Scarpin é natural de Florianópolis (SC). Formado em administração de empresas, tem especialização em gestão de projetos e está em fase de conclusão de seu mestrado na Universidade Federal de Santa Catarina em Engenharia e Gestão do Conhecimento. Scarpin tem mais de 25 anos de experiência em gestão pública e é um dos fundadores da Federação Catarinense de Hóquei e Patinação em 2011, tendo atuado como Presidente da entidade estadual EM duas oportunidades.
O Vice-Presidente da CSB José Alexandre Guilardi é natural de Amparo (SP). Ele é empresário e treinador esportivo, ex-atleta da seleção Brasília de hockey inline, atuando na Espanha e França com atleta e treinador. Atualmente é coordenador responsável pela equipe Amparo No Limits, foi presidente da FPHP e Diretor Geral de Hockey Inline na CSB.