SKATEBOARDING – NOTA DE ESCLARECIMENTO 26/01/2017

NOTA DE ESCLARECIMENTO 26/01/2017

Em função do desconhecimento por parte do público inclusive de renomados atletas e da deliberada omissão por parte de alguns gestores de associações de Skate no Brasil vimos esclarecer o que segue:

A FIRS (Fédération Internationale de Roller Sports) é uma entidade filiada ao COI (Comitê Olímpico Internacional) desde 1978 sendo portanto a única entidade gestora de todos os esportes sobre rodas perante o movimento olímpico e por isto declarada pelo COI como “governing body of Skateboarding” para os Jogos Olímpicos de Tóquio/2020.

A FIRS também é a única Federação Internacional de esportes sobre rodas, regularmente filiada à ARISF (Association of IOC Recognised International Sports Federations) e SportAccord (Organisation for all Olympic and non-Olympic federations).

Nenhuma associação internacional de Skate possui filiação ou reconhecimento das entidades internacionais de caráter Olímpico, ou sequer não-Olímpico. Por esta razão não poderiam incluir ou muito menos assumir a gestão do Skate para os Jogos de Tóquio/2020, o que foi delegado pelo COI à FIRS.

Portanto, não é da alçada de nenhuma das associações internacionais existentes do Skate, determinar quais são as entidades nacionais a serem vinculadas aos seus respectivos Comitês Olímpicos. Esta prerrogativa é exclusiva da FIRS que, consultada pelo COB (Comitê Olímpico do Brasil), confirmou que tem como única entidade brasileira filiada a Confederação Brasileira de Hóquei e Patinação.

Leia também:


Segue abaixo  o  documento que permitiu a inserção do Skateboarding nas Olimpíadas, apresentado unicamente pela FIRS, que é a entidade reconhecida :

PDF : Skate perante o COI