Pan-Americano Junior – Cali 2021, Missão cumprida! – Palavra do Presidente

Guilherme Abel Rocha – Patinação de Velocidade – Foto: Washington Alves/COB

 

A todos os Presidentes das Federações filiadas a CBHP

Apesar de todas as dificuldades enfrentadas por nossos atletas para se manter em atividade durante o período da pandemia, nossa participação nos I Jogos Pan-Americanos da Juventude, realizados em Cali, Colômbia foi excelente e gratificante.

Ser medalhista Pan-Americano é o ápice que um atleta não olímpico pode almejar. Além da Prata (Erik Leite) e do Bronze (Bruna Wurts) conquistados na Patinação Artística e os dois Ouros da Patinação de Velocidade (Guilherme Abel Rocha) – todos – foram resultados históricos, logrados após um período de muitos transtornos causados por uma pandemia, cujo fantasma ainda nos ronda a todos.

Muitos não sabem que, ainda devido à pandemia, quando já tínhamos tudo pronto para as viagens aos eventos classificatórios aos Jogos: Ibagué, Colômbia (Velocidade) e Guayaquil, Equador (Artística),  ambas as modalidades não puderam embarcar para participar dos Eventos, o que excluiu o Brasil dos Jogos Pan-Americanos – como efetivamente ocorreu com alguns outros países.

Contudo, num trabalho de perseverança da CBHP em conjunto com o Comitê Olímpico do Brasil junto às entidades organizadoras responsáveis, transformamos em sonho e realidade o que seria uma grande frustração e injustiça para com nossos atletas, obtendo os convites diretos (wild cards) para nossa participação nesse novo evento quadrienal, como são todos os outros do ciclo olímpico. Reiteramos aqui nosso agradecimento ao COB por haver acreditado em que poderíamos honrar a gloriosa história pan-americana de nossas modalidades.

Além das conquistas, nosso medalhista de Ouro na Velocidade já tem sua vaga assegurada aos Jogos Pan-Americanos Senior de Santiago 2023. No ano entrante, iremos certamente buscar as outras vagas em seus respectivos eventos classificatórios.

Por fim, agradeço a ambos os Comitês Técnicos da CBHP, pelo planejamento e condução das equipes durante todo o período pré-Jogos, desde o trabalho documental diário com as inscrições dos atletas junto ao COB, culminando com nossa histórica participação no evento Pan-Americano.

Desde a entrada da patinação no programa dos Jogos em 1979 e com as medalhas conquistadas na Velocidade em Cali, a CBHP passa a ser medalhista Pan-Americana em suas quatro disciplinas tradicionais: Hóquei sobre Patins (tradicional), Hóquei sobre Patins em Linha, Patinação Artística e Patinação de Velocidade. A CBHP é a maior medalhista entre todas as Confederações Pan-Americanas.

Cali 2021, Missão cumprida!

 

Aproveito ainda para desejar a todos: atletas, técnico(a)s, coreógrafo(a)s, juízes e oficiais de competição e aos dirigentes do COB e das Federações filiadas, um muito Próspero e Feliz Ano Novo!

São Paulo, 05 de dezembro de 2021

Moacyr Neuenschwander Junior
Confederação Brasileira de Hóquei e Patinação
Presidente